O shiba inu é um cão de tamanho médio, bem musculado e com características do grupo Spitz. Por causa da sua herança de caçador, ele é rápido e ágil.
O seu temperamento é o reflexo de um cão que se acha um ser superior, digno, destemido, tranquilo, ele pensa que é rei.
Os japoneses tem 3 palavras para descrever a sua personalidade: a primeira é "kan-i" que significa destemido e corajoso combinado com força mental e postura; "ryosei" que significa de bom coração e gentil. Finalmente "Soboku" que significa sinceridade e espirito aberto.
Estas características juntas descrevem uma personalidade que os donos de shibas referem como irresistível.
Personalidade e cuidados:
1. Um cão com um pouco de gato
O shiba é um cão independente e higiénico. São muito limpos e fáceis de treinar nas regras basicas de higiene e domésticas.
Aprendem rapidamente a fazer as necessidades no local destinado a tal.
Gostam de ter pessoas por perto, mas também apreciam a sua independência e o seu espaço.
.
Grooming:
Pode ser uma óptima forma de criar uma ligação com o seu cão. Aconselha-se que o escove 1 vez por semana. As unhas devem ser cortadas para evitar o sobrecrescimento, no entanto depende do seu uso, logo de cão para cão, esta necessidade pode variar. Aconselhamos especial cuidado com os ouvidos, de forma a evitar infeções e os dentes devem ser lavados (existem muitas opções desde loções que se colocam na água ou até mesmo escova e pasta).
2. Cão de guarda
Silencioso, mas atentos aos barulhos ou pessoas estranhas alertando o seu dono.
3. Lealdade
Os shibas são cães de familia, são muito leais.
4. Ágil, energéticos e graciosos
O shiba é um cão muito ágil adora trepar colinas, rochas e qualquer obstáculo. Muitas vezes participam em concursos de agilidade.
Têm muita energia e quando em espaço amplo como um dog park ou uma praia adoram correr.
Em cachorros, são o exemplo de extrema beleza, em adulto tem uma aparência mais forte e valente.
Têm um aspecto de raposa e toda a gente lhe vai dizer isso quando passear o seu shiba na rua, sendo o centro das atenções.
5. Inteligente
Boa aprendizagem de comandos, no entanto o shiba é teimoso e por vezes pode fazer o que lhe apetecer, exige alguma paciência e persistência.
Aprender a caminhar sem trela pode ser desafiante, distrai-se com facilidade, é muito curioso, e esta curiosidade é mais forte que ele.
Para andar sem trela deverá ser num local amplo sem tráfego (de preferência fechado), e sem grandes estimulos exteriores.
Pode usar uma trela comprida ( 20 m) e usar sempre biscoitos para o treino dos comandos.
Nunca andar com uma shiba sem trela no meio de uma cidade.
Um shiba tentará obter sempre aquilo que pretende, cuidado com o "olhar do shiba", com este olhar persistente e penetrante ele consegue tudo o que quer.
6. Teimosia, vontade própria, sentido de poder
Personalidade forte e persistência, exige alguma paciência, mas é sempre um jogo de cedências de ambas as partes e esse "contracto" estabelece-se cedo na hierarquia da casa.
Por vezes aborrece-se facilmente, gosta de ser estimulado sempre com novos desafios de forma a não perder interesse.
Se conseguissem falar o shiba diria "é meu!"
Partilhar pode ser um conceito difícil de entender e podem-no levar demasiado a sério mas nada de que com treino não se consiga modificar.
É essencial a socialização desde uma idade precoce, uma vez que é um cão territorial e primitivo e necessita de estabelecer contacto directo com os seus pares caninos para que possa saber coexistir e interagir pacíficamente.
7."Drama queen"
O shiba pode ser teatral mostrando a sua veia de actor quando está insatisfeito com alguma coisa, (ex: usar o harnês ou querer ir à rua, ir ao veterinário), ou quando se magoa/ pensa que se aleijou. Agem como se fosse o fim do mundo. Ao agirem assim conseguem toda a atenção que desejam.
8. Talento de cantor
O shiba não ladra muito mas desde cedo aprende a vocalizar os mais variados sons em vários estilos para cada ocasião.
Esta panóplia de sons é de tal forma diversificada que é como se falasse e o dono consegue muito bem interpretar as suas vontades ou estados de alma.
O som mais conhecido é o chamado "shiba scream", som agudo e alto, ele pode tentar usar este som para conseguir o que quer.
O melhor é mesmo ignorar e assim ele aprenderá que o melhor é deixar de gritar.
9. O toque
O shiba não gosta muito de ser tocado em situações específicas, como o ritual do banho/ corte das unhas ou ir ao veterinário, é necessário algum treino de dessensabilização até se habituar.
10. Saúde
Muito saudável, sem necessidades específicas, para além da vacinação e alimentação/ exercício adequados.