top of page
Uma breve história do Shiba Inu
​

Na antiguidade, os shibas eram usados para caçar pássaros e caça pequena e ocasionalmente para caçar javali.

 

Hoje em dia são habitualmente animais de estimação em todo o mundo  incluíndo  no Japão. 

​

A sua origem remonta a 7000 AC e pensa-se que acompanharam os primeiros imigrantes para o Japão (os Jomonjin). Estes cães posteriormente cruzaram-se com outro grupo de cães no século 3 AC, trazidos por outro grupo de imigrantes sabendo-se que os cães resultantes teriam orelhas ponteagudas e cauda em caracol.

 

No século 7 DC, o tribunal de Yamato estabeleceu uma comissão para garantir que as raças nativas caninas fizessem parte integrante da cultura japonesa.

 

Apesar do país ter encerrado as suas fronteiras do século 17 a 18, alguns cães europeus e uma raça conhecida por chin chinês, foram importados e cruzados com cães nativos nas zonas mais populosas. No entanto, nas zonas mais rurais a raça foi preservada. 

 

Originalmente existiam três variedades de shibas, cada um com o nome da região de origem.

Embora semelhantes, 6 raças japonesas se distinguiram (grande: Akita, médio: Kishu, Hokkaido, Shikoku, & Kai e pequena: o Shiba)

 

Existem várias teorias sobre o significado do nome Shiba,  a mais aceite é que shiba signigica cão dos arbustos (local onde caçavam). Outra teoria diz que a cor vermelha do shiba reflecte a cor das folhas de outono dos arbustos "Brushwood",  e por fim explica-se  que shiba signifca pequeno. 

 

O Shiba foi declarado Monumento Natural vivo pelo governo do Japão en 1936.

​

Durante a 2ª guerra mundial,   a extinção do shiba esteve iminente, enquanto que os shibas "Mino" e "Sanin" quase ficaram extintos a maioria dos "Shinsu" sobreviveram tendo sido recolhidos das zonas mais rurais para integrarem programas de preservação da espécie.  As diferentes linhagens foram cruzadas para produziram o shiba que conhecemos hoje. 

​

Existem três cores da pelagem do shiba: vermelho, Black and Tan  e sésamo. O Branco (ou creme) pode  fazer parte de algumas ninhadas, mas não é aceite na Europa como standard da raça, apenas é aceite nos EUA. Para mais informações sobre as cores do shiba ver o link: https://masakadoshiba.wordpress.com/2013/12/17/coat-color-inheritance-in-shibas-cream-and-agouti/.

 

Todos os Shiba devem ter bem demarcado o "URAJIRO", que são as marcas brancas ou creme na parte ventral do corpo, pernas e na face.

​

bottom of page